História da Brigada e suas Brigadistas

Nasce uma Brigada - por Geralda Silva
                                     
"Um dia, recebi um convite para participar de um mutirão num abrigo de cães, todos resgatados em situação de risco, era no Abrigo Cãopaixão. E como eu, também várias pessoas foram convidadas. 

Como nunca tinha ido a nenhum lugar parecido não tinha a mínima idéia de como seria.  Para facilitar e ninguém se perder, foi marcado um local para que todos se encontrassem e partissem juntos.

Lá chegamos, foi bem estranho, nunca tinha visto tantos cães em um mesmo lugar: filhotinhos, filhotões, adultos, velhinhos, pretinhos, amarelinhos, malhados...  Dezenas e dezenas, todos eufóricos com nossa chegada.

Não sabíamos bem o que fazer nem por onde começar, nos dividimos em grupos e começamos; dar  banho, medicamentos, limpar chão, lavar vasilhas...

Finalizadas as tarefas nos preparamos para ir embora, cada um voltou para sua vida de sempre. Mas, para muitos de nos a vida não seria mais a mesma, não depois do que vimos e sentimos lá.

Não conseguia esquecer tantas carinhas tristes e carentes, por mais que sejam bem tratadas em um abrigo, nunca terão o carinho que em um lar.

Então, surgiu a necessidade de se criar um grupo que atuasse de forma a dar mais dignidade àquelas vidas até serem adotadas.

Era fundamental definir a forma de atuação pelo que estávamos fazendo; ajudar quem já está ajudando!

O nome veio da definição da atuação do grupo: Brigada - Grupo de pessoas organizadas para agir; e Planetária - porque este será o nosso limite!".

 ---------------------------



±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±

O Mutirão, como tudo começou!

Por Mylene

Quase toda a movimentação dos protetores acontece por e-mail, uma forma fácil e eficaz de comunicação e de divulgação. São trocados dezenas deles entre nós todos os dias.
  Certo dia, surgiu um caso de uma cadelinha com 7 filhotes na portaria 5 da FIAT, recebi o e-mail com o pedido de ajuda, acho que foi da Maristela. Logo encaminhei para meus contatos e resolvi ir lá com a Gabi  resgatá-la, porém a Magdá disse que ela era brava....e em pouco tempo vários protetores se manifestaram e prontificaram a ajudar.
Devido ao sucesso da mobilização destas pessoas, a Magdalena sugeriu fazer um grupo de protetores no google-groups, assim formou-se o Grupo ProtetoresBH.
No dia seguinte após a mobilização ela foi resgatada, porém somente com 3 filhotes, pois alguém por irresponsabilidade, pegou 4 desses filhotes que tinham acabado de nascer.
Ela foi levada para o abrigo da Ong Cãopaixão e nos comprometemos a fornecer o necessário para ajudá-la na amamentação. Voltamos na semana seguinte e levamos outra cadelinha a Suze, que a Michelle havia dado as coordenadas e nos a resgatamos, a Sandra Rosa levou também outro caso de resgate, a Ingrid.
Então fomos eu, Maristela, Halbene, Sandra Rosa e Sarah (minha enteada), lá resolvemos convidar as pessoas do grupo para fazer um mutirão no abrigo.
A idéia era ajudar na organização do local e cuidados com os albergados, e assim fizemos o 1º mutirão no final de semana seguinte que foi dia 05.02.2011, inclusive nesse dia levamos para o abrigo mais 3 filhotes resgatados de um caso chamado de “o torturador”.
E os mutirões foram acontecendo nos finais de semana que se sucederam.
Algumas destas pessoas incríveis, que amam animais ainda continuam a participar dos mutirões e algumas delas fazem parte da Brigada Planetária, inclusive eu.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨


As Brigadistas
 Geralda e três de suas seis gatas. Meg (amarela),
 Mila (preta e amarelo)  e Sara (no braço do sofá)

Laura e Johnny Bravo

 
Brenda e Pedro

Dani e Zarah